top of page
Buscar
Foto do escritorFragranza Buqué

Para atrair passageiros, ônibus públicos de Cingapura desenvolveram um perfume com sua identidade

Não é sempre que você ouve pessoas conversando sobre o quanto elas apreciam o cheiro do ônibus de sua cidade. Mas desde o ano passado em Cingapura, respirar fundo pode não ser uma proposta tão arriscada para os passageiros. Na verdade, eles podem até sentir notas de rosa e hortelã. Esse é o "perfume característico" que foi implantado para atrair as pessoas a usar mais o transporte público.


A operadora de ônibus pública Tower Transit é quem bombeia o novo perfume em toda a sua frota de ônibus. Em entrevista à BBC, o especialista em perfumes Terry Jacobson descreve o cheiro como tendo uma "nota verde" que reflete a biodiversidade da cidade, misturada a um aroma refrescante que acalma os passageiros no clima tropical da cidade. Embora o cheiro seja sutil, para que os passageiros não fiquem sobrecarregados, a Tower Transit diz que é forte o suficiente para atrair as pessoas para os seus ônibus e mantê-los longe de seus carros.


A empresa pode estar entre as primeiras a usar perfumes para tentar alterar o comportamento dos passageiros, mas a tática de "verniz do cheiro" tem uma história poderosa. Há tempos que as mais importantes lojas de varejo usam cheiros para atrair os compradores. Casos conhecidos como uma empresa de batatas assadas com sede no Reino Unido que instalou anúncios que exalavam o aroma de “batatas fritas assadas no forno” nos pontos de ônibus sempre que você pressionava um botão. De forma mais agressiva, a Dunkin Donuts na Coreia do Sul teve um aumento de 29% nas vendas em lojas perto de paradas de ônibus depois que a sua agencia de marketing instalou aromatizadores em ônibus públicos. Toda vez que ônibus se aproximava do ponto , os passageiros eram  bombardeados com uma explosão de aroma de café.


Usar este truque de marketing para convencer as pessoas a abandonar seus carros é certamente ambicioso. Por um lado, os cheiros, por mais invisíveis que sejam, podem influenciar o funcionamento de uma cidade. Pesquisas recentes mostram como os aromas alteram a maneira como usamos os espaços públicos, revelam a identidade de uma cidade e até mesmo remodelam uma metrópole inteira.


Aqueles que tiveram contato com a fragrância da Transit Tower relataram, na maior parte, reações positivas. A maioria daqueles que se conversou através do site de notícias local, The Straits Time, e a BBC, parabenizaram o fato de fazer com que os ônibus urbanos cheirassem mais frescos e disseram que isso os faria querer usar o transporte público mais vezes. Esses sentimentos podem se traduzir em ação? Talvez não tão facilmente mas é um ótimo começo.


Não é de surpreender que uma ideia tão original tenha surgido em Cingapura, um laboratório vivo de sustentabilidade e inovação urbanas. Lembrando que Cingapura tem a missão de tornar os carros menos atraentes, em parte devido ao seu compromisso com a sustentabilidade urbana e em parte para aliviar qualquer tensão remanescente entre os donos de carros e aqueles que se sentem “forçados” a tomar transporte público lotado.


Certamente a grande maioria trocaria o cheiro de escapamento, odor corporal  e o que estiver agarrado aos assentos por um delicioso buquê de rosas e hortelã sem pestanejar.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page