top of page
Buscar

Seria o Marketing Olfativo a chave para tornar os clientes mais satisfeitos e as marcas mais felizes

  • Foto do escritor: Fragranza Buqué
    Fragranza Buqué
  • 7 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

A lembrança emocional trazida por um cheiro particular, sua memória olfativa, é muito mais poderosa do que a lembrança trazida por qualquer um dos nossos outros sentidos, como por exemplo pelo som e pela visão. É claro que o Marketing de Olfativo, ou Marketing de Fragrâncias, proporciona às marcas a oportunidade de melhorar as experiências dos clientes e impulsionar a fidelidade à marca.


Como os aromas afetam os clientes?


Um perfume pode transportá-lo no tempo e no espaço, para desencadear uma resposta emocional positiva. Embora seja impossível controlar onde a memória do perfume o leva, o efeito pode ser muito benéfico e duradouro.

Memória Olfativa


Nosso olfato é um dos nossos sentidos mais poderosos. Existe um link cientificamente comprovado em nosso cérebro entre memória e cheiro. Diz-se que o perfume pode ajudá-lo a lembrar-se das coisas vividamente. Especialistas em Psicologia do Comportamento Humano, dizem que o perfume é como uma “memória tridimensional” que é muito precisa e pode ser lembrada por um longo tempo. O efeito psicológico dos aromas pode potencialmente alterar o humor, os comportamentos e as respostas, e aqui reside a oportunidade de as marcas se conectarem com os clientes.


Que oportunidade o Marketing Olfativo traz para as marcas?


Um relatório encomendado pela Scenting Premium para o impacto que o Marketing Olfativo gera nos negócios  fornece insights sobre as respostas dos consumidores ao olfato e destaca os benefícios do marketing experiencial e de fragrâncias para as marcas. O relatório conclui que o marketing olfativo e outros tipos de marketing multissensorial podem realmente impulsionar a fidelidade à marca por meio de conexões mais profundas e emocionais entre marcas e clientes.


As marcas precisam estar cientes da memória olfativa e da oportunidade que ela traz para se conectar com os clientes em um nível emocional. Com seu poder de criar fortes conexões emocionais, a fragrancia pode e deve estar no centro das marcas, muito parecido com uma declaração de missão, valores da empresa e pessoas.


Marcas de hotéis de luxo e premium já estão usando fragrancias para melhorar a decoração de um hotel, para elevar o humor dos convidados para criar uma experiência mais agradável e memorável. A resposta positiva do consumidor ao olfato pode gerar benefícios reais para as marcas.Um estudo feito pela Nike mostrou que ter adicionado aroma a suas lojas, aumentou a intenção de compras em quase 80%.


A pergunta que fica para o varejo: Seria o Marketing Olfativo a chave para tornar os clientes mais satisfeitos e as marcas mais felizes?

 
 
 

Comments


© 2017  para  Fragranza Buqué Ltda.

bottom of page